terça-feira, 22 de janeiro de 2013

NÃO JULGUEIS?

NÃO JULGUEIS?

Já vimos exaustivamente que o "Não Julgueis" citado por Jesus em Mateus 7 é um exemplo claro de texto interpretado fora de seu contexto. Ora, se um ÚNICO texto afirma que não devemos julgar e pelo menos uma meia dezena de outros afirmam que DEVEMOS JULGAR, a Bíblia não pode se contradizer?
Faz-se necessária uma análise mais cuidadosa neste texto único. Ao fazermos tal análise, simplesmente observando o contexto, verificamos que Jesus condena o JULGAMENTO HIPÓCRITA, daquele que, prostituindo-se, se acha no direito de julgar os que se prostituem ou aquele que roubando, acha-se no direito de julgar outros ladrões...

Contudo, quero deixar bem clara e desejo que você entenda a diferença entre julgar e condenar...

Condenar é algo que não devemos fazer jamais, visto que só Deus pode discernir e consequentemente condenar sondando o coração de cada um de nós, ou seja, só Ele sabe o que há nos corações e está apto a dar um veredito a cerca de quem seja, só Ele.

Já Julgar é DOM DE DEUS! É uma missão dada a todos nós! Pelo zelo a verdade e a legitimidade do que é pregado. Já ouviu falar de Beréia?
“Logo que anoiteceu, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia. Chegando ali, eles foram à sinagoga judaica.
Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.”
Atos 17:10-11

Bem conhecemos alguns personagens na história do Evangelho que tinham este DOM e fizeram deste DOM o principal foco de seu ministério, como Paulo ou Lutero por exemplo. Estes, dedicaram cerca de 90% do seu tempo a combater todo tipo de heresias e distorções da Verdade.
Entenda o seguinte, a partir do momento que alguém distorce a palavra de Deus conscientemente, peca contra Deus na ousadia de “melhorar o Evangelho” segundo sua vã compreensão carnal ou mesmo por torpe ganância visando obter benefícios...
Bem sabemos que a Palavra alerta-nos a cerca da grande demanda de falsos mestres, falsos pastores, falsos apóstolos dos últimos dias... Como a Palavra é viva e eficaz sabemos que a multidão destes falsários cresce a cada dia e junto com estes, cresce o número de irmãos (as) que são roubados, mortos e destruídos através das mãos destes pilantras!
É sim dever de TODO Cristão zelar pela legitimidade do que é pregado e ensinado nas igrejas onde frequentam, seja qual denominação ou religião, o zelo é dever dos membros da igreja assim como é dever do cidadão zelar pela qualidade dos políticos no poder, denunciando-os se preciso e exigindo das autoridades a retirada daqueles de má fé... Abra os olhos, tudo que um lobo quer, são pessoas omissas!
O agravante é o mal que se causa a nossos irmãos e irmãs, é como se um ladrão entrando em sua casa começasse a agredir sua família, você ficaria calado, inerte? Ficaria em silencio dizendo “Não vou julga-lo nem repreende-lo, ele vai prestar contas a Deus” de forma nenhuma! De certo você se levantaria contra o tal ladrão com todas as forças, certo?
Por acaso vocês não são minha família? Deveria eu ficar inerte ao ver falsos mestres molestando e escravizando meus irmãos e irmãs, minha família? Não, jamais!
Darcy Ribeiro disse: “na vida temos 2 opções, resignar-se ou indignar-se. Não me resignarei jamais!”

 TEOLÓGICAMENTE FALANDO:

Já vimos "Não Julgueis" citado por Jesus em Mateus 7 é um exemplo claro de texto interpretado fora de seu contexto. Sendo o único texto a afirmar que não devemos julgar, vamos analisar agora uma série de textos Bíblicos mostrando que julgar segundo a Palavra ensina, além de ser um Dom de Deus é uma tarefa da qual nenhum Cristão deve se omitir em hipótese alguma.  

Segue:

A )
“Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes.”
1 Coríntios 12:1

B )
“Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.
A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.
Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito;
a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito;
a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.”
1 Coríntios 12:5-10


C )
“Não julgueis pela aparência mas julgai segundo o reto juízo.”
João 7:24

D )
“Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo.”
1 Tessalonicenses 5:11

E )
“Tomem cuidado. "Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe.”
Lucas 17:3


F )
"Não sabeis vós que os santos hão-de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois, porventura, indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?"
1 Coríntios 6:2-3


G )
"Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão"
Filipenses 3:2


H )
"AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo"
1 João  4:1


 I )
"Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos"
 Apocalipse 2:2

J )
"Mas tenho contra ti que toleras que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria."
Apocalipse 2:20

L )
“Retendo firme a palavra fiel, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para exortar na sã doutrina como para convencer os contradizentes.
Porque há muitos insubordinados, faladores vãos, e enganadores, especialmente os da circuncisão,
aos quais é preciso tapar a boca; porque transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância.
Tito 1: 9-11


Irmão, entendam! Quer preguemos a mensagem do Amor de Cristo, a aqueles que Deus nos ordena, quer exortemos e denunciemos os falsários ou até aqueles que conhecem a Cristo mas estão se desviando da verdade, O FAZEMOS POR AMOR. Em ambas a situações!
Isto é DOM DE DEUS. Já o “dom” de ver todo tipo de atrocidades sendo cometidas em nome de Deus e Jesus e ficar omisso só olhando... Deus me livre deste “dom” em nome de Jesus... Quem poupa lobos, sacrifica ovelhas!
Ou você não enxergou que 90% de TUDO que Paulo fez por exemplo, foi justamente isso? Combater os contradizentes, os lobos em pele de cordeiro etc... Você pode tirar suas próprias conclusões, basta estudar as Escrituras e verá com seus próprios olhos...
Sem contar que o próprio ministério de Jesus, também em sua grande maioria de tempo terreno, se dedicou a combater os deturpadores, abusadores, falsos mestres, falsos pastores, falsos profetas, vendilhões, falsários e toda raça de víboras hipócritas etc... 

O que dizer então de Lutero? Foi o protagonista da maior revolução no Evangelho de todos tempos (na minha opinião), a reforma protestante! Quem não conhece, assista o filme biográfico de Martin Lutero, é uma aula a todos nós!

Se caras como eu (que fique claro, nem ouso me comparar a Lurero, Ap. Paulo ou muito menos Jesus... sei meu lugar...) são excluídos de uma mera rede social, acabam por perder amizades e recebem alguns insultos, não é de se espantar que Lutero, Paulo e Jesus foram esfolados até a morte passando por uma vida toda de injúrias, insultos, perseguições e violências e morte!
Quando prego Amor, e o faço abundantemente no Face e principalmente fora dele, ou quando exerço o DOM de exortar, denunciar, admoestar etc... Em ambas as situações o faço por Amor as vidas. Graças a Deus, Ele o sabe.

Quando

Não busco reconhecimento e nem ter “razão”, não estou ligando para obter sucesso ou alcançar resultados como um idiota que corre atrás de satisfação pessoal, mas sim busco simplesmente falar a verdade doa a quem doer, sob qualquer circunstância e a quem quer que seja! Não ligo se meu nome não aparece assinando belas frases de efeito ou se não obtenho reconhecimento de quase ninguém, não ligo! Aliás deveria ligar? (1 Tessalonicenses 2:6...)

Na verdade:

“Também eu procuro agradar a todos de todas as formas. Porque não estou procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos.”
1 Coríntios 10:33

“Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.”
Gálatas 1:10

Resumindo tudo gente boa:

1. Julgar ATOS e não PESSOAS - Não fomos chamados para julgar pessoas, e sim atos que vão em desacordo com a Escritura e a sã doutrina. Os que se eximem desta obrigação cristã (e fazem isso demonstrando possuir piedade cristã), pecam em não defenderem a sã doutrina contra os lobos devoradores que invadem a Igreja.

2. NÃO CONDENAR - O julgar atitudes cabe a nós; o denunciar tais erros e prevenir a Igreja contra eles, cabe a nós igualmente. Condenar pessoas cabe exclusivamente a DEUS. Não nos metamos nesta seara, portanto!

3. NÃO FALE MAL DOS IRMÃOS - Usa-se muito este texto da carta de Tiago para se combater julgamentos: "Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga o seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador e um juiz que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?" (Tg 4:11-12). Entretanto, Tiago não nos orienta a que julguemos as ações, mas que não falemos mal do irmão em particular. Isto inclui a fofoca, ou o falar de assuntos pessoais. O mesmo Tiago que escreveu que não devemos falar mal nem julgar, fala mal e julga os que fazem acepção de pessoas (Tg 2:1-7), os que têm língua dobre (Tg 3:1-12), os que se dizem amigos de Deus e do mundo (Tg 4:1-5)... Portanto, se lêssemos a epístola de Tiago compreenderíamos melhor suas palavras!

4. JULGAR COMO ATO DE AMOR -Assim como corrigimos e até mesmo castigamos nossos filhos visando o seu bem, o julgamento deve ser visando o arrependimento dos que erram, e não a sua execração pública. Lembremos que "...se algum de entre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados (Tg 5:19-20). Lá está Tiago! Aquele que disse que não deveríamos julgar, mandando julgar da forma correta!

Sejamos sensatos e obedientes, tementes a Deus, obedecendo incondicionalmente as Escrituras, acima de sermos obedientes a quem quer que seja, vamos nos manter cativos a Palavra de Deus!

Texto de:
Thiago Marcone & Zilton de Alencar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário