domingo, 30 de setembro de 2012

A REJEIÇÃO A LIBERDADE

De: Ed. Renê Kivits - IBAB.

Dostoievski
narrou um encontro entre Jesus e o Grande inquisidor Europeu onde o grande inquisidor coloca a seguinte questão diante de Cristo:
"O povo não tem estrutura para usufruir da liberdade proposta por ti (Cristo), visto que ao menor sinal de liberdade, o povo procura desesperadamente por alguém que o lidere, como governantes, presidentes e autoridades religiosas, o povo não deseja a liberdade que você propõem"

Em outras palavras, o povo diz: "por favor, pense por nós, decidam por nós, isso dá muito trabalho!"

A liberdade proposta por Cristo desconstruiu todas as categorias de dominação humana sobre todos homens, pois acaba com toda a carga de leis e dominações que antes estava sobre os mesmos, dizendo a eles o que fazer sob ameaças infernais.
Além de proposta, a promessa de Liberdade de Cristo nos levou a outro nível de paz visto que joga em nossas mãos a decisão quanto ao que fazer ou como fazer. Contudo, para que esta liberdade não se torne em libertinagem, devemos submissão a nossa consciência, e nossa consciência por sua vez deve necessariamente estar submissa a Cristo. 

Veja o que Paulo diz:
"Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais.
Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou.
Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está de pé ou cai. E ficará de pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar.
Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente.
Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne, come para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus.
Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si.
Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.
Por esta razão Cristo morreu e voltou a viver, para ser Senhor de vivos e de mortos." 
Romanos 14:2-9
"Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência." Romanos 13:5
Fica claro, Cristo nós trouxe por Graça a verdadeira liberdade! Mas será que o homem está preparado ou deseja essa liberdade? 

Infelizmente o desejo e a sede dessa Liberdade é pequeno, quase nulo nos dias hoje visto que ao menor cheiro de liberdade o homem corre em busca de lideres que lhe coloquem cabrestos!

Cristo instituiu definitivamente a Liberdade de consciência humana, onde não mais somos guiados por outros homens nos dizendo o que fazer e o que pensar, mas somos guiados por nossa consciência cativa a Cristo. 
Isto por si só, já nos garante escolha de qualidade inquestionável, levando em consideração o Amor ao próximo antes de tudo em nas escolhas diárias, afinal, minha decisão irá abençoar meu próximo ou não? O Amor ao próximo deve ser a primeira questão numa duvida de decisão, afinal ao nos colocarmos no lugar do outro antes de agir, existe uma grande possibilidade de nossa escolha ser diferente do primeiro impulso, que é geralmente egocêntrico. 

Seja a consciência aprisionada por Cristo, seja o homem livre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário