sábado, 9 de junho de 2012

CARTA ABERTA AOS "LÍDERES".

Em muito me entristece ver que esta é uma realidade tão presente na igreja atual, o desejo incontrolável do homem em exercer domínio hierárquico, social, intelectual, moral e financeiro usando para isso o próprio nome de Deus, misericórdia! A alguns dias atrás, eu estava esperando um amigo vir até minha casa me entregar um documento e ele se atrasou bastante, quando ele chegou me disse “desculpe a demora, eu estava dando umas direções a uma ovelha minha”.
Infelizmente na grande maioria, aquele que se intitula "líder" ostenta este cargo de uma forma maliciosa, com intenção torpe de dominar e não com a intenção nobre de pastorear, uma vez que entendo o DOM de liderança tem um ponto característico idêntico ao DOM de pastoreio, o Amor aos irmãos, não?
Me corrija por favor se eu estiver errado mas sabendo que aquele que exerce o DOM de curas, o faz em Amor e por Amor, mas aquele que se intitula líder, nem sempre é o mesmo que exerce o DOM de liderança em Amor e por Amor.
Da mesma maneira, dirijo-me aos que sendo de fato um líder em Cristo, exercem o DOM de Deus de maneira leviana e infantil ao conduzir pessoas estando ainda embriagados de vaidade, uma vez que negligenciam a Graça de Deus ao desejarem comandar pessoas através de suas regras e doutrinas humanas com intenção de exercer domínio. Falo ainda desta forma por Graça, os beneficiando com a dúvida de crer que de fato são homens de Deus embora um tanto enganados por hora, como conhecemos a muitos exemplos dentre os próprios apóstolos que embora fossem de fato homens de Deus, por algum (s) momento (s) titubearam nas atitudes, mas que graças a Deus tiveram a humildade de reconhecer o erro e se sujeitar a Reta Justiça e a Palavra que é Fiel. Por outro lado, infelizmente só resta outra conclusão, caso não sejam de fato homens de Deus temporariamente enganados, isto os faz verdadeiros canalhas, pois eu vejo as coisas como meu amigo Leandro Oliveira sempre diz “de dois um: ou isso é muita inocência, ou é muita safadeza”.
Na minha opinião aquele que exerce liderança deve pensar 2 vezes antes de falar qualquer coisa se não tiver certeza absoluta do que diz, uma vez que se nem mesmo Cristo tento toda autoridade para mandar e desmandar não o fez, quem é você para fazer meu chapa? Me corrija se eu estiver errado, mas Cristo em seu tempo terreno, nunca, jamais e em tempo algum ordenou algo expressamente de maneira que lhe fossem cumpridas as determinações como imposições sem que houvesse consciência quanto a fazer ou não, ser ou não ser? Eis a questão irmão!
Graças a Deus, Jesus nunca ordenou nada, Ele sempre (até hoje aleluia!) induziu e nos induz ao raciocínio, ao exercício da ética, ao exercício da consciência que está nEle e no Amor dEle! Glória a Deus por isso!  


A chave da questão é: Cristo habita em sua consciência sim ou não? Quando este departamento do seu subconsciente for acessado, o que será encontrado por lá, Cristo ou a cartilha de “pode, não pode” que te entregaram na saída do culto?  Ou quem sabe  encontrará a cartilha de “pode, não pode” que você mesmo vem escrevendo ao longo de muito tempo hein meu chapa?



A maturidade nos lavará ao exercício pleno dos Dons de Deus em nós, agindo em Espírito no que seja espiritual não como crianças imaturas pensando que podem resolver ou atuar em questões de ordem espiritual com ações naturais.
Embora bem intencionado, vale a pena a reflexão, pois existem aos montes testemunhos de gente muito bem intencionada que acabou prejudicando muita gente boa, no mais fica a dica de Eugene H. Peterson, que também é nosso chapa, discirna em oração enquanto seus irmãos agem por conta própria, isto é direção Espiritual!

Um beijo a todos em Cristo.
Thiago Marcone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário