sexta-feira, 20 de abril de 2012

A LETRA MATA, MAS O ESPÍRITO VIVIFICA!




Hoje numa conversa com um amigo, surgiu este tema e acho de grande valor falar brevemente sobre este assunto que é bem deturpado no meio evangélico.
O pensamento mais comum de se ouvir sobre este verso de 2 Cor 3:6 afirma basicamente que todo crente que “lê de mais a Bíblia” acaba num estado de morte espiritual, afinal a letra mata, correto?
Será esta a interpretação correta do verso?
R: -Não! (Graças a Deus, não!)
A partir do verso 1 do Cap 3 (2 Cor 3:1) Paulo começa a falar sobre o ministério de todo servo de Cristo e da confiança que temos em de fato sermos mensageiros desta Nova Aliança, a Aliança de Deus com o mundo por meio de Cristo.
No verso 6 do Cap 3 fica claro: “Ele ( Deus) nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, NÃO DE LETRA, mas do Espírito, pois A LETRA mata, mas o Espírito vivifica”
Fica bem claro que “a letra” sobre a qual Paulo se refere é obviamente a letra oposta a Graça, ou seja, a lei.
Mas qual é esta lei?
Paulo foi (digo sem medo de errar) o 2º maior opositor a esta lei, ficando atrás apenas do próprio Senhor Jesus, e sempre que cita “lei” não significa 1 única lei isolada, mas sim um conjunto de leis, que são exatamente as leis do AT (Antigo Testamento). Isto porque a lei ou as leis são opostas a Cruz de Cristo, uma vez que Jesus entregou-se naquela Cruz, justamente para que nós hoje pudéssemos disfrutar da liberdade dessas leis. Veja Colossences 2.
Que fique bem claro então: Afirmar que ler e estudar muito as Escrituras, acaba matando o Espírito é na menor das hipóteses RIDÍCULO. Quem ensina isso, além de preguiçoso, pois não estudou, é mal caráter pois induz os irmãos ao erro, diga-se de passagem, um dos maiores erros ignorância ocasionada por falta de conhecimento!
“A lei mata, mas a Graça de Jesus nos vivifica em Amor!”


“Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” (Mateus 22:29)


Um abraço a todos em Cristo!
Thiago Marcone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário